Unidades



Colégio Santo Antônio

Localizado em Brasília, o Colégio Santo Antônio (CSA) foi construído em 1961, no ano seguinte à inauguração da Capital Federal. Sob a responsabilidade dos Frades Franciscanos da Ordem dos Frades Menores, a instituição se caracteriza por aliar a prática pedagógica à formação integral, pautada nas virtudes humanas, cristãs e franciscanas, primando pela qualidade, eficiência e inovação nos processos educacionais.

 Desde a sua criação, o CSA investe continuamente na ampliação do espaço físico e na capacitação dos profissionais pedagógicos e administrativos, proporcionando condições favoráveis ao aprendizado e à formação integral do estudante.

 No que se refere à evangelização da comunidade educativa, o CSA, por meio do Serviço de Animação Pastoral, valoriza e atua no processo educativo-formativo, cultivando a convivência fraterna e a parceria entre família e escola. Como principal objetivo, o colégio pretende contribuir para que, de fato, cada aluno seja construtor de um mundo de Paz e de Bem.

Instalações


Ver todas as imagens

Outras informações sobre a Unidade


Horários de Aula

ED. INFANTIL AO 5º ANO

  • Matutino: 7h30 às 12h
  • Vespertino: 13h30 às 18h

 

6º AO 8º ANO

  • Matutino: 7h30 às 12h  | 7h30 às 12h50 (6º horário)
  • Vespertino: 13h30 às 18h - | 13h30 às 18h50 (6º horário)

 

9º ANO - Matutino: 7h30 às 12h50

 

ENSINO MÉDIO - Matutino: 7h30 às 12h50

 

Contraturno:

  • 1ª série: Segunda-feira - das 14h20 às 17h – 1 vez por semana (EaD)
  • 2ª série: Segunda-feira - das 14h20 às 17h – 1 vez por semana (EaD)
  • 3ª série: Segunda-feira - das 14h20 às 18h50 / quarta-feira - a partir de 14h às 18h - Aula e Simulados

Serviço de Enfermaria

O CSA oferece, aos alunos, serviço de enfermaria, em turno integral. A estrutura é equipada com Esfigmomanômetro adulto e infantil, Estetoscópio, Aparelho de pressão digital automático de pulso, Glicosímetro, Colar Cervical, Desfibrilador Externo Automático (DEA), Reanimador manual infantil e adulto, Oxímetro de pulso, Prancha de imobilização, Cadeiras de rodas etc. São materiais necessários para atendimentos de primeiros socorros.

Segurança

Para a segurança da comunidade escolar, o CSA possui controle de acesso e de saída por meio de catracas eletrônicas; equipe qualificada: inspetores disciplinares, vigilantes, porteiros e vigias; além do monitoramento por câmeras estrategicamente distribuídas.

Atividades Extracurriculares

O Colégio Santo Antônio oferece, aos alunos, diversas opções de atividades extracurriculares esportivas e culturais. Podem participar alunos e alunas do Nível D (Ed. Infantil) à 3ª série do Ensino Médio, conforme adequação à faixa etária:

  • Futsal: alunos do Nível D ao 6º ano
  • Teatro: alunos do 2º ano à 3ª série do Ensino Médio

Treinamentos Esportivos

Além das atividades extracurriculares, o CSA oferece gratuitamente, aos alunos do 7º ano à 3ª série do Ensino Médio, treinamentos esportivos nas modalidades: Futsal e Vôlei.

 

Cada aula tem a duração de 1h e visa formar equipes para disputar torneios e campeonatos regionais e no Distrito Federal. Os alunos interessados em fazer parte da seleção do Colégio são avaliados pelo professor responsável pela modalidade pretendida. São oferecidas vinte vagas e não é necessário fazer inscrição.

Catequese

Atuando na formação cristã católica das crianças e adolescentes, em parceria com a Paróquia Santo Antônio, a Pastoral do CSA oferece aos alunos a preparação para o Sacramento da Eucaristia, por meio da Catequese, cumprindo a missão de atuar na educação da fé dos educandos, respeitando a confessionalidade religiosa individual.

Parcerias

O CSA mantém parcerias com empresas terceirizadas, que oferecem diversas serviços nas dependências do Colégio


Academia Studio Dance: Danças, Pilates e Lutas  
Brasas English Course:  Escola de Inglês
Boneco: Lanchonete e Restaurante
Insignare Music: Musicalização, Canto, Ukulele, Violão, Guitarra, Piano, Teclado
Mearas Escola de Xadrez: Aulas de Xadrez
Marcos Demian: Aula de  Capoeira
Roboter: Robótica Educacional 
School Box: Aluguel de Armário 
Tribos Patinação: Patinação Artística 
 

Aulas de música

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, da memória, da concentração, da atenção, do respeito ao próximo, da socialização e da afetividade, além de contribuir significativamente para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, de forma alegre e prazerosa.

Cozinha experimental

A cozinha experimental é uma aula muito divertida e diferente. Nela, o aluno pode explorar outro ambiente que não seja a sua sala de aula. Os professores do CSA sempre vinculam as receitas a um conteúdo trabalhado, a um livro ou a uma data comemorativa. Nessa atividade, são trabalhadas diversas habilidades, tais como: a socialização, saber dividir, quantidades e medidas, segurança com os utensílios e aparelhos da cozinha, sabores, alimentação saudável, entre outras.

Projeto Pequeno e Bom Leitor

Os projetos “Pequeno Leitor” e “Bom Leitor” contribuem significativamente para despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, e a comunicação das crianças; instigam o gosto pela leitura; visam reunir a família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros; ampliam o vocabulário das crianças, favorecendo o processo de alfabetização. Os livros são enviados em uma bolsa especial, fornecida pelo colégio, para que a criança realize a leitura em casa, com a família.

Sala de Psicomotricidade

A Educação Física tem um papel fundamental: trabalhar a motricidade por meio da expressão e da comunicação de ideias. Na sala de psicomotricidade, a criança tem a oportunidade de experimentar suas possibilidades e seus limites. O espaço estimula a criança a compreender seu corpo levando-a a obter a autoconfiança necessária à sua autonomia.

Notícias


Conquistas que alcançam o espaço  - CSA
24.04.2024
Colégio Santo Antônio

Conquistas que alcançam o espaço - CSA

 Pedro Carvalho Igreja, da 3ªsérie do Ensino Médio, teve um desempenho impressionante na Olimpíada...

Mascote de Combate ao Bullying – CSA
24.04.2024
Colégio Santo Antônio

Mascote de Combate ao Bullying – CSA

As turmas do 6º ano ao ensino médio participaram de uma competição para desenvolver a mascote...

Destaque no Xadrez  - CSA
24.04.2024
Colégio Santo Antônio

Destaque no Xadrez - CSA

Parabenizamos a aluna Lisa Travassos, do 8º ano, pelos excelentes resultados nos campeonatos nacionais e regionais...