Níveis de ensino



Educação Infantil ao 1º ano

A abordagem metodológica adotada pela Instituição, na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental, envolve o trabalho com projetos. Por meio dos projetos integram-se a problematização, o levantamento de hipóteses, a pesquisa, a brincadeira, os jogos simbólicos, o despertar do interesse e do gosto pela leitura e a aprendizagem por meio de descobertas e de experiências inesquecíveis.

Nosso objetivo é o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, afetivo, psicológico, intelectual, social, complementando a ação da família e da comunidade. Por isso, nossas salas de aula são iluminadas e aconchegantes, com a decoração construída com a turma a partir da semana de ambientação e representa as descobertas realizadas no decorrer dos projetos desenvolvidos.

Aliamos a prática pedagógica à formação humanista. As aulas se iniciam com as “acolhidas”, neste momento as crianças são recebidas, calorosamente, por nossa equipe de profissionais qualificada e apaixonada pelo que faz. Cantamos e fazemos a oração do dia acompanhados pela pastoral educacional. Nas sextas-feiras participamos da hora cívica.

Entre as atividades permanentes da rotina de trabalho, destacam-se: exploração da rede de conhecimento; brincadeiras nos espaços interno e externo (brincadeiras ao ar livre); roda de história (audição de histórias); roda de conversas; trabalho com projetos; jogos espontâneos com blocos, dramatizações, jogos de representação de papéis, culinária; ateliês ou oficinas de desenho, pintura, colagem, modelagem e música; atividades diversificadas, em ambientes organizados diferenciados, com materiais à escolha da criança; apreensão de cuidados com o corpo etc.

Na Educação Infantil, ao final de cada semestre, é entregue aos pais ou responsáveis um relatório com a síntese das observações do desenvolvimento da criança durante o período.