Unidades



Colégio Sagrado Coração de Jesus

O Colégio Sagrado Coração de Jesus de Pires do Rio – GO está localizado na Rua Coronel João Rincón, nº 26, Centro. Foi fundado em 1945 pela Ordem dos Frades Franciscanos Menores. Atualmente é mantido pelo Centro Educacional Franciscano – CEFRA, associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, beneficente, de natureza filantrópica, de caráter educacional e de assistência social, com sede em Anápolis, Goiás.

Com ampla estrutura física e qualidade pedagógica, oferece ensino desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Sua dinâmica educacional é pautada na filosofia franciscana, que se baseia nos princípios evangélicos cristãos, nos ideais de solidariedade humana e na preparação do educando para o livre exercício da cidadania, observando os fins da Educação prevista na legislação vigente. Visando esses pressupostos e os preceitos do Projeto Educativo Franciscano – PEF o Colégio Sagrado Coração de Jesus quer analisar e desenvolver um trabalho concreto junto aos professores, funcionários, alunos e famílias.

Dessa forma prepara o aluno para o exercício da cidadania, pautada em novos paradigmas, numa visão em que o crescimento seja constante, a liderança uma característica e a prática pedagógica uma ação fundamentada em teorias que favoreçam a construção de projetos com qualidade de ensino. Sempre associada à Filosofia Franciscana descrita no Projeto Educativo Franciscano, nossa Escola investe na construção do saber, privilegiando a formação crítica, que torna pessoas capazes de agir sobre a realidade.

Instalações


Ver todas as imagens

Outras informações sobre a Unidade


AMBIENTES SEGUROS E MONITORADOS POR CÂMERAS

Em nossa Unidade todos os ambientes de convivência coletiva e as salas do 5º ano à 3ª série do Ensino Médio são monitorados por câmeras. Isso garante aos nossos alunos, colaboradores e visitantes a devida segurança e tranquilidade no dia a dia.

As gravações são arquivadas e disponibilizadas dentro de um padrão ético e responsável, obedecendo a legislação atual.

Essa realidade também contribui para a organização e efetividade do sistema disciplinar estabelecido no Regimento Escolar.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PARA AULAS PRÁTICAS

Nosso Colégio possui sala adaptada para experimentos e aulas práticas de Ciências, nela nossos alunos de maneira confortável e segura tem a oportunidade de efetivar os conhecimentos recebidos em sala. Essa realidade amplia as possibilidades de ensino aos professores dessa área.

São disponibilizados neste ambiente instrumentos e substâncias (dentro de um padrão de segurança atual) que tornam os conhecimentos do alunado mais significativos e concretos, atraindo seu interesse e desenvolvendo com eficácia a aprendizagem.

SALAS ADAPTADAS PARA VÍDEO-AULA E LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

Oportunizando uma proposta de ensino moderna e interativa, nossos alunos assistem, dentro uma programação bimestral/trimestral, à vídeo-aulas e à videoconferências ao vivo com professores especialistas do CEP (Centro de Estudos e Pesquisas) Bom Jesus. Também dentro dessa programação realizam atividades pedagógicas atraentes e dinâmicas nos laboratórios de informática, fazendo uso de um sistema de ensino diretamente ligado aos materiais didáticos e seguindo os critérios/conteúdos dinamizados em sala.

Uma diversidade de temas atuais e voltados para uma formação crítico-construtiva é explorada por meio dessas ferramentas e espaços, tornando-se vias de fortalecimento pedagógico e apoio ao ensino-aprendizagem diferenciados.

BIBLIOTECA FUNCIONAL E COM SUPORTE PARA PESQUISA ELETRÔNICA

Nossa biblioteca é estruturada com guichês e computadores de alta-performance, com softwares atualizados e internet via fibra óptica. Diferenciais que permitem aos alunos ferramentas de estudo extraclasse no ambiente escolar e em contra turnos.

Tudo isso para atender com qualidade e ferramentas de estudo modernas e diretamente ligadas ao sistema de ensino Bom Jesus. Todos os acessos são monitorados e direcionados para uma formação consciente e eficaz.

ESPAÇO FÍSICO CONFORTÁVEL E AMPLO

O Colégio Sagrado Coração de Jesus possui duas quadras poliesportivas cobertas e com arquibancada, duas piscinas, espaços de convivência e lazer, parquinho infanto-juvenil amplo e seguro, brinquedoteca, salão com palco e outros.

Esses ambientes permitem a diversificação de atividades, a interação e o conforto do alunado em sua rotina de ensino-aprendizagem e a melhor sociabilização.

Atividades Extracurriculares

Em nossa Unidade Escolar são oferecidas também as chamadas “Atividades Extracurriculares”. Essas atividades são de livre participação, têm como propósito oportunizar dentro da própria escola atividades desportivas, de socialização e outros saberes. As modalidades oferecidas atualmente são: natação, xadrez e violão/teclado. Elas são desenvolvidas em contraturno e em horários especiais, sempre por profissionais devidamente habilitados e contratados pelo Colégio.

Retiros de formação

Os “Retiros de Formação” também são parte dos diferenciais oferecidos pelo Colégio Sagrado Coração de Jesus em sua proposta educativa. Ao longo do ano, cada uma de nossas turmas tem um dia especial voltado para sua formação cristã e espiritual. Nesse dia, em locais especialmente escolhidos para a interiorização e a reflexão, geralmente em contato com a natureza, nossos alunos vivenciam uma profunda experiência de oração, palestras e meditação sobre a vida cristã e franciscana em sociedade, numa perspectiva de despertá-los como agentes transformadores dos diversos meios de convivência social.

Notícias


Culminância  projeto sobre os povos indígenas do Brasil - CSCJ
26.04.2024
Colégio Sagrado Coração de Jesus

Culminância projeto sobre os povos indígenas do Brasil - CSCJ

Visando a valorização e o respeito à cultura indígena e aos diretos dos povos originários,...

Dia dos Povos Indígenas - CSCJ
26.04.2024
Colégio Sagrado Coração de Jesus

Dia dos Povos Indígenas - CSCJ

Na última semana, nossas professoras da Educação Infantil e Fundamental I prepararam atividades e...

Dia Nacional do Livro Infantil - CSCJ
24.04.2024
Colégio Sagrado Coração de Jesus

Dia Nacional do Livro Infantil - CSCJ

Na última semana, celebramos em nosso colégio o Dia Nacional do Livro Infantil.
Iniciamos este momento...