Diferenciais



Virtudes e Atitudes

As escolas da REF desenvolvem o “Projeto Virtudes e Atitudes”, que faz parte do dia a dia da escola e que se concretiza na convivência fraterna com os colegas e no permanente diálogo, tolerância e respeito. Ele é desenvolvido permanentemente e envolve as equipes Pedagógica e Administrativa.

Os professores de todas as disciplinas, ao longo do ano em suas aulas, associam aos temas de estudo atividades que reforçam os valores humanos tão necessários e importantes para uma consciência cristã e uma vida transformadora em sociedade. Também se estende aos demais projetos e ações desenvolvidos ao longo do ano.

Virtudes e Atitudes

Tempo Franciscano

O “Tempo Franciscano”, projeto que acontece no mês de outubro, tem como objetivo principal identificar em São Francisco de Assis uma inspiração à convocação divina tanto para o discernimento do sentido da vida, quanto para a instauração de uma convivência fraterna e respeitosa no cotidiano educacional.

Em outubro várias atividades são realizadas com o objetivo de, assim como São Francisco de Assis, aprender a amar a vida como um dom de Deus, a amar a Mãe Natureza e todas as suas criaturas. Algumas destas atividades têm como foco uma merecida homenagem aos professores da REF – pelo seu dia (15/10) – cujas virtudes muito deixam transparecer de São Francisco de Assis em sala de aula com os alunos.



Recuperação Paralela

Com o objetivo de aprimorar o processo pedagógico e auxiliar os alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, as escolas da REF oferecem aulas de recuperação paralela nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, no período do contraturno e com professor específico, para os alunos do Ensino Fundamental, exceto o primeiro ano, para ele, são destinadas aulas de intervenção, as quais focam seu objetivo nas habilidades e competências essenciais à alfabetização.



Projeto Sou Franciscano, eu cuido!

Este projeto tem como objetivo principal criar momentos de informação, reflexão e ação para a preservação do meio ambiente e da sociedade em que vivemos. Com as diversas atividades que são desenvolvidas busca-se:

  • Desenvolver o carisma franciscano em cada aluno e seus familiares;
  • Transpor os conteúdos estudados para que tenham ressonância na vida e que sejam permanentemente reavaliados face às realidades sociais;
  • Ampliar a capacidade crítica, criadora e responsável dos alunos;
  • Fomentar o equilíbrio nos vários aspectos da vida cotidiana: social, econômico, político, cultural e religioso.
  • Criar condições para que os direitos, os valores humanos e cristãos sejam respeitados;
  • Projetar ações de proteção ao meio ambiente;
  • Estimular o cuidado com o próximo.



Passeio Ciclístico das Famílias Franciscanas

O Passeio Ciclístico das famílias franciscanas é outra ação desenvolvida anualmente em nossos Colégios. Normalmente no mês de setembro, toda a Comunidade Escolar (alunos, pais, professores, servidores dos mais diversos setores e familiares) celebra os valores da Família.

Sempre buscando o apoio e a participação de outras instituições e entidades como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, um grande comboio de ciclistas percorre as ruas e avenidas da cidade.

Com muito entusiasmo e alegria são distribuídas mensagens de fé e de resgaste dos valores familiares. Ao final, além de uma bênção aos participantes, é servido um delicioso lanche, com frutas e sucos naturais. Além do incentivo às atividades saudáveis, trata-se de uma grande confraternização em família.



Orações diárias, missas e celebrações

Nas escolas da REF a prática da oração e da reflexão a partir da palavra de Deus é diariamente incentivada, seja no início da primeira aula (Ensino Fundamental II e Médio) com a participação das Equipes Religiosas de cada sala; ou na concentração dos alunos para o início das aulas (Educação Infantil e Fundamental I).

Além desses momentos diários, mensalmente e nas datas festivas, como Páscoa, Corpus Christi etc, alunos e funcionários celebram a Santa Missa. Sob a organização e incentivo da Coordenação de Pastoral e sempre na presença do Pároco ou de um dos Frades Franciscanos, os alunos vivenciam a fé cristã, participando das homilias e da comunhão com Cristo. Desde cedo nosso alunado é despertado para o sentido edificador da Santa Missa, compreendendo cada um de seus ritos e significados.



Olimpíadas do Saber

As “Olimpíadas do Saber” consistem em uma avaliação, envolvendo todas as disciplinas da matriz curricular, organizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Bom Jesus – CEP, em parceria com as Unidades Bom Jesus e Rede Educacional Franciscana.

O objetivo da avaliação é proporcionar aos alunos mais um momento de aprendizagem e também de avaliação do desempenho, por meio de questões elaboradas com base em habilidades específicas e fundamentais dos alunos do 5º ao 8º ano.



Mostra do Conhecimento

A “Mostra do Conhecimento” é um grande evento realizado em novembro nas Unidades Escolares da REF. Durante um dia o Colégio fica aberto à visitação de pais, familiares, escolas convidadas e autoridades locais.

Trata-se de uma organizada exposição, na qual uma diversidade de Projetos e Trabalhos de altíssima qualidade e saber pedagógico são expostos e apresentados pelos alunos e professores. Sem falar nas atrações e apresentações artísticas que se sucedem no decorrer do dia.

Essa mostra reflete de forma concreta as práticas de ensino realizadas durante o decorrer do ano letivo e tem o propósito de aproximar pais e comunidade das experiências vivenciadas por nosso alunado.



Festival da Primavera

O Festival da Primavera, realizado sempre em setembro, envolve os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Tem como objetivo propiciar aos alunos a vivência de atividades lúdico-motoras as quais ressaltam o respeito mútuo, a solidariedade, a alegria e a cooperação harmoniosa, dando aos educandos noções de competitividade em caráter educativo/recreativo.

Nesse Projeto os alunos são divididos em diferentes equipes, participando de competições e dinâmicas diversas, sempre refletindo um tema atual e importante para a sociedade.



Ferinha Kids

O Ferinha Kids consiste na resolução diária, on-line, por meio do acesso ao site da Rede, de 14 questões de múltipla escolha, sendo duas de cada uma das disciplinas. As questões retomam os temas de estudo trabalhados anteriormente, com intuito de revisá-los e garantir a manutenção da aprendizagem. O tempo máximo para a resolução dessas questões é de 1h. Ao término desse tempo, o aluno poderá verificar seu desempenho consultando uma classificação feita com base nos resultados de todos os que acessaram o link e realizaram as atividades.

O acesso a essa classificação será individual, ou seja, restrito a cada aluno que poderá participar do teste apenas uma vez por dia, não sendo obrigatória a participação.

Ao término de cada trimestre, os três primeiros colocados de cada série, por Unidade, receberão um brinde como forma de reconhecimento pelo desempenho alcançado e, também, de estímulo à participação dos demais alunos.



Ferinha

Com o objetivo de proporcionar aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental mais uma oportunidade de estudo, a REF, em parceria com o Grupo Educacional Bom Jesus, vem desenvolvendo o “FERINHA”.

Essa proposta consiste na resolução diária, on-line, por meio do acesso ao site da Rede, de 12 questões objetivas e bem formuladas, sendo duas de Matemática, duas de Língua Portuguesa, duas de História, duas de Geografia, duas de Ciências e duas de Inglês. Ao final da resolução do teste, o aluno pode verificar o seu desempenho observando-o na classificação diária entre todos os alunos das diversas unidades da rede que acessaram o link e realizaram o teste.

Ao final de cada trimestre, cada unidade promove a premiação dos três primeiros colocados (por nível de acertos e de acesso), por série, entregando-lhes um brinde especial como forma de reconhecimento pelo mérito alcançado e, também, de estímulo à participação dos demais alunos.



Aulas semanais em Laboratório de Informática

A diversificação do ensino-aprendizagem passa pela oferta e dinamização de diferentes métodos e ferramentas de aprendizagem. Cientes dessa realidade, em nossa programação semanal de aulas, nossos alunos participam de atividades nos “Laboratórios de Informática”. Em espaço devidamente preparado e com sinal de internet privilegiado, os alunos, do Infantil ao Ensino Médio, exploram conteúdos de forma interativa, instigadora e lúdica. Essas aulas reforçam as explorações em sala e ampliam as possibilidades de aprendizagem por meio de outros sentidos e percepções (imagens, jogos etc).



Atendimento especializado às famílias

Nas escolas da REF, além da reunião inaugural, momento inicial em que as famílias são convidadas para conhecer a proposta metodológica da escola, professores e detalhes do ano em vigor, os pais e responsáveis têm como ponto de referência o professor regente ou representante (conforme nível de ensino), docente que será referência de apoio às famílias e alunos, e, através de diversos atendimentos individuais, durante o ano, manterá a família atualizada sobre o desempenho escolar de seu filho.



Adolechico

O “Adolechico” é um encontro voltado aos ensinamentos de São Francisco de Assis. Trata-se de uma experiência que desperta em nossos alunos adolescentes uma reflexão e uma maior compreensão da dinâmica de vida fundada por São Francisco de Assis.

Esse encontro oportuniza aos alunos um dia muito agradável e de muitas bênçãos. Há momentos de estudo (palestras, estudos bíblicos etc.), de apresentação teatral, de cantos diversos, de dinâmicas de grupo, de recreação, adoração e celebração, ou seja, é sempre uma experiência intensa de muitas partilhas e bênçãos.



Ação Solidária Franciscana

A “Ação Solidária Franciscana” é um projeto de extremo alcance e significado, que envolve internamente nossos alunos, professores e demais servidores. Desenvolvido com grande entusiasmo, seu alcance vai além dos espaços escolares, atingindo as famílias e contribuindo de forma extremamente significativa com os carentes e instituições filantrópicas de nossa comunidade.

Além da realização de provas e torneios internos por equipes (que têm como propósito a interação de toda a comunidade escolar, a confraternização, a competição saudável e a celebração das virtudes), a principal atividade é a arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e de higiene.

A participação da comunidade escolar é intensa nessa ação, que é finalizada em outubro com a bênção dos animais e com a distribuição de alimentos e outros produtos que aos mais necessitados.