Institucional

3º dia do II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos

29.08.2018

3º dia do II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos

No último dia do II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos, Frei Claudino Gilz, OFM, saudou os congressistas e, em seguida, fez-se a oração da manhã conduzida pela Província Santa Cruz, de Belo Horizonte – MG, fazendo memória do conhecimento construído ao longo desse encontro e invocando as bênçãos de Deus pela intercessão de São Francisco de Assis.

Foi realizada a contextualização e perspectiva do tema do encontro “A Educação Franciscana em Prol do Humanismo Solidário”, por Frei Oton Júnior, OFM – da Província Franciscana da Santa Cruz (MG) e Frei César Külkamp, OFM – da Província Imaculada Conceição do Brasil (SP). Acerca da espiritualidade e da missão franciscana, Frei Oton dirigiu algumas reflexões aos participantes: existe outro tipo de humanismo que não seja solidário? Qual é a imagem que se tem de Jesus, de São Francisco e de uma escola franciscana? A excelência na educação é contrária aos valores franciscanos? Para responder a questões como essas, relacionadas à missão, é preciso formar, apresentar o carisma aos colaboradores e demais pessoas envolvidas no processo educacional. Na sequência, Frei César reafirma, a partir de documentos da Igreja, que a educação é meio de evangelizar, de ir ao encontro do próximo nas periferias da sociedade; a missão é diálogo, e apresentou ações e eventos que ajudam a entender melhor essas dimensões.

A última palestra foi ministrada por Dom Frei Severino Clasen, OFM, Bispo da Diocese de Caçador (SC), com o tema: “Ano Laicato e a Educação Franciscana”. Iniciou sua abordagem falando da magnitude dos conflitos e da dificuldade em resolver os problemas conflitivos do Brasil, nos diversos âmbitos da cultura, política, economia e religião, e questionou “Como nós podemos nos colocar nesse mundo como franciscanos?”. A Igreja almeja que as pessoas sejam protagonistas, sujeitos eclesiais. Como nós na educação incentivamos os leigos a serem franciscanos? A grande responsabilidade franciscana, como educadores, deve-se propiciar uma educação humanista ao invés de uma educação mercantilista. Qual legado os franciscanos devem assumir para que os valores não sejam transitórios? O Bispo concluiu afirmando que deve-se utilizar São Francisco de Assis e Santa Clara como modelos de vida a se seguir, os educadores franciscanos devem adotar uma postura de acolhimento e compreensão das diferenças, buscando tornar o mundo mais fraterno, solidário e justo.

Em seguida, iniciou-se a Plenária Interativa com discussões a respeito dos temas abordados na palestra.

Concluiu-se o II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos com a Celebração Eucarística, fazendo a memória do Martírio de São João Batista, na Paróquia São Francisco de Assis, presidida por Dom Frei Severino Clasen, OFM e concelebrada pelos demais presbíteros presentes. Ao final da missa, Frei Marco Aurélio da Cruz, Ministro Provincial da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil (GO) e Frei Flávio Noleto, OFM, Coordenador da Rede Educacional Franciscana (REF) fizeram os agradecimentos ao serviço de Educação da Conferência Franciscana dos Frades Menores do Brasil (CFMB); À Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil por acolher, organizar e sediar o II Congresso Nacional de Educadores Franciscanos; aos Frades, aos Colaboradores da Cúria e dos Colégios da REF, que ajudaram na organização do evento; À Paróquia São Francisco de Assis de Anápolis (GO) pelo apoio; e aos patrocinadores CFMB, Rede Bom Jesus e FAE Centro Universitário; Aos Conferencistas, Moderadores e condutores das Oficinas; E a todos que participaram do Congresso.

O CFMB comunica que o III Congresso Nacional de Educadores, que acontecerá em agosto de 2020, ainda terá o local definido.

À todos(as), PAZ e BEM!

Compartilhe:   

Ver todas as imagens